Publicado por Redação em Geral, Carnaval de São Paulo, Carnaval do Rio | 01/03/2011 às 19:53:02


Não espere o Carnaval passar para procurar emprego


Pedro Marques, iG São Paulo

A velha máxima de que “o Brasil só funciona depois do Carnaval” não está valendo neste início de ano, pelo menos para quem está procurando emprego. Com o mercado aquecido, as empresas mantêm o ritmo de contratações e, em vez de descansar, saiba que os dois primeiros meses do ano podem ser proveitosos para quem está procurando uma nova colocação.

“Nós não paramos com a seleção (de funcionários). Este ano não tivemos nem férias coletivas”, conta Taís Amaral, gerente da Cia de Talentos, empresa especializada em organizar processos seletivos para trainees e jovens profissionais. “Tivemos clientes contratando gente até na última semana do ano.”

Priscila Soares, diretora de RH da Trevisan Outsourcing, concorda: “O mercado não é mais como antigamente. Hoje a volatilidade do profissional é muito maior.”

Segundo as especialistas, uma das explicações para o ritmo de contratações se manter acelerado nesta época é que, em 2011, o Carnaval acontece no começo de março. “Não dá para matar 2 meses (janeiro e fevereiro). As empresas não pararam de contratar”, afirma Taís. Por isso, ela recomenda que as pessoas não deixem de procurar emprego neste começo de ano. “As empresas estão bem abertas e há uma tendência do mercado de buscar profissionais.”

Segundo Priscila, da Trevisan, as empresas que mais estão contratando neste começo de ano são das áreas de tecnologia, logística, engenharia, finanças e contabilidade. “Os empregos mais gerenciais também estão sendo bem demandados. Até porque as companhias desenham projetos para serem realizados ao longo do ano e buscam profissionais que possam tocar esses trabalhos dentro do orçamento estipulado.”

Planejamento

Mesmo com o mercado aquecido, as especialistas em recursos humanos recomendam que, enquanto não se recoloca no mercado de trabalho, o candidato aproveite o começo do ano para estabelecer metas profissionais. “Todo ano é preciso fazer um planejamento dos objetivos profissionais e acadêmicos que se deseja alcançar. E o melhor momento para fazer isso é em janeiro e fevereiro”, aconselha Priscila. “Quem pensa em fazer um MBA, por exemplo, tem de começar a buscar informações desde já para colocar os planos em prática.”

Com isso, diz Priscila, o profissional chega às entrevistas de emprego mais bem preparado. “É uma forma de se apresentar melhor. O profissional demonstra seus objetivos, que sabe o que quer e como pode contribuir para a empresa.”

Taís Amaral, da Cia de Talentos, aconselha que o profissional insista na busca por uma nova colocação. “É preciso, sempre que visitar os sites de empregos, ver as oportunidades disponíveis e se candidatar. Se possível, ligando para reforçar o interesse.”

Como o mercado está mais competitivo, ganha não só quem é mais qualificado como também quem mostra estar disposto a trabalhar mais para atingir os resultados.


Tags: carnaval, economia, emprego


Deixe seu Comentário:

=