Publicado por Redação em Carnaval do Rio | 14/11/2016 às 16:49:26

Mais três escolas definem sambas de 2017: Mangueira, Mocidade e Tijuca


Vencedores do samba na Mocidade (Foto: Eduardo Hollanda/Mocidade/Divulgação)


Mais três escolas do Grupo Especial do carnaval do Rio definiram seus sambas para o carnaval 2017. Na noite deste sábado (15) e madrugada de domingo (16), Mangueira, Mocidade e Unidos da Tijuca fizeram as finais para a escolha dos vencedores.

Na sexta-feira (14), a Portela definiu o seu samba, em noite que terminou com briga na quadra da escola. Neste domingo, a Velha Guarda anunciou a expulsão de Noca da Portela, após o episódio.

Mangueira

Na Mangueira, a conhecida parceria de Lequinho da Mangueira levou a melhor sobre composições de, entre outros, Nelson Sargento e Tantinho. Com o Palácio do Samba lotado, o presidente Chiquinho da Mangueira anunciou a vitória do samba de Lequinho, Júnior Fionda, Flavinho Horta, Gabriel Martins e Igor Leal (ouça o samba vencedor).

“Tínhamos três grandes sambas, mas infelizmente só podíamos ficar com um deles. Tenho a certeza de que todos representariam muito bem a Mangueira, mas acredito que, mais uma vez, acertamos na escolha e teremos um canto forte na Sapucaí”, disse o presidente.

O enredo da escola é “Só com a ajuda do santo”, de autoria do carnavalesco Leandro Vieira, sobre a forma particular com que o brasileiro lida com a religiosidade. “É a religião à moda brasileira. O catolicismo ‘moreno’. O santo de casa. A intimidade com a santidade. A prece seguida da promessa. A barganha. A festa para o santo. O santo que é orixá. O sacro e o profano. O canto gregoriano ‘remixado’ com o ponto de caboclo, boiadeiro e preto-velho. Um retrato ‘três por quatro’ da devoção brasileira", explicou Leandro Vieira.

Mocidade

A Mocidade Independente de Padre Miguel definiu o campeão já na manhã deste domingo. O samba composto por Altay Veloso, Paulo César Feital, Zé Glória, J.Giovanni, Dadinho, Zé Paulo Sierra, Gustavo, Fábio Borges, André Baiacú e Thiago Meiners vai representar a escola no ano que vem.

Após o resultado, os mais empolgados deixaram o "Maracanã do Samba", como chamam a quadra da escola, e foram para as margens da Avenida Brasil.

Na segunda-feira (17), a partir das 20h30, será realizado ensaio para a gravação do coro para a faixa do CD oficial do Grupo Especial 2017. A escola é a terceira a desfilar na segunda-feira de carnaval, com o enredo ‘’As mil e uma noites de uma Mocidade pra lá de Marrakesh’’, desenvolvido pelos carnavalescos Alexandre Louzada e Edson Pereira.

Unidos da Tijuca

Também foi definido o samba campeão na Unidos da Tijuca. A parceria vencedora foi a de Totonho, Dudu, Fadico e Manfredini. A escola vai levar para a avenida o enredo "Música na alma, inspiração de uma nação", um passeio pela histórica participação do negro no cenário musical dos Estados Unidos.

Outros sambas escolhidos

Além das três, outras sete escolas das 12 que integram o Grupo Especial já definiram os sambas. Ainda vão definir: Beija-Flor e Imperatriz.

Veja os sambas escolhidos:

Grande Rio
: “Ivete do rio ao Rio”, de Paulo Onça, Kaká, Dinho, Rubens Gordinho, Alan e Moreno.

Paraíso do Tuiuti: “Carnavaleidoscópio Tropifágico“, de Carlinhos Chirrinha, Rafael Bernini, Luis Caxias, Wellington Onirê e Fernandão.

Portela: "Foi um rio que passou em minha vida e meu coração se deixou levar", de Samir Trindade, Elson Ramires, Neizinho do Cavaco, Paulo Lopita 77, Beto Rocha, Girão e J.Sales (veja na reportagem do RJTV abaixo).

Salgueiro: “A Divina Comédia do carnaval”, de Marcelo Motta, Fred Camacho, Guinga do Salgueiro, Getúlio Coelho, Ricardo Neves e Francisco Aquino.

São Clemente: “Onisuaquimalipanse”, de Toninho Nascimento, Luiz Carlos Máximo, Anderson Paz, Gustavo Albuquerque, Camilo Jorge e Marcelo SP.

União da Ilha: “Nzara Ndembu - Glória ao senhor do tempo”, de Marinho, Lobo Junior, Felipe Mussili, Beto Mascarenhas, Dr. Robson, Rony Sena e Marcelão e MM.

Vila Isabel: “O som da cor”, de Artur das Ferragens, Gustavinho Oliveira, Danilo Garcia, Braguinha e Rafael Zimmerman.

Fonte: Globo.


Tags: academicos-do-grande-rio, academicos-do-salgueiro, beija-flor-de-nilopolis, estacao-primeira-de-mangueira, imperatriz-leopoldinense, mocidade-indep-d


Deixe seu Comentário:

=