Farol da Barra terá encontro de trios e palco para shows durante carnaval

Publicado em Geral, por Redação em 18/01/2017


 

O Farol da Barra terá palco para shows que vão acontecer após os desfiles de blocos durante o Carnaval 2017 em Salvador. Também no Farol, um encontro de trios promete marcar o encerramento da primeira noite da passagem de blocos do Circuito Dodô (Barra/Ondina). Essas foram algumas das novidades anunciadas pela Prefeitura de Salvador em entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira (17).

Sobre a primeira novidade, que é o palco que será montado no Farol da Barra, o prefeito ACM Neto contou que o espaço deve começar a funcionar na quinta-feira de carnaval, no dia 23 de fevereiro, com shows logo após o desfile de blocos e trios.

“A ideia nossa é estender de fato o carnaval no Farol durante a madrugada. Quando passar o último trio, vamos iniciar shows e apresentações públicas gratuitas”, explicou. Ainda não foram divulgadas as atrações para o palco.

A segunda novidade é o encontro de trios, que também irá ocorrer no Farol da Barra, marcando o primeiro dia de desfile de blocos no Circuito Dodô (Barra-Ondina), na quinta-feira. Também ainda não há atrações confirmadas para o encontro.

"Vamos fazer, para reforçar ainda mais a abertura do carnaval na quinta-feira [quando começa o desfile de blocos no circuito Barra-Ondina], um encontro de trios no Farol da Barra. Antigamente, nós tínhamos o costume do encontro de trios para fechar o carnaval, aqui exatamente na Praça Castro Alves. Agora, nós vamos fazer o contrário. O encontro vai ser para abrir o carnaval", contou o prefeito.

A prefeitura estima que serão investidos R$ 50 milhões no carnaval 2017, envolvendo a iniciativa privada e poder público. “Desses R$ 50 milhões, a prefeitura entra com menos da metade e apenas vinculado aos serviços públicos”, disse ACM Neto.

Uma novidade também divulgada na coletiva é que a decoração monumental do carnaval 2017 irá contar com obras de 15 metros de altura feitas por artistas plásticos baianos: Maria Adair, Tati Moreno, Bel Borba, Alberto Pitta e Eliana Kertész.

As peças irão ficar na Praça Castro Alves, Campo Grande, Barra, Ondina e Rio Vermelho.Sobre as expectativas no turismo, a prefeitura disse que aguarda mais de 750 mil visitantes, um acréscimo de quase 10% em relação ao ano de 2016.

Trios sem cordas

Além das novidades no Farol, o prefeito anunciou que a banda BaianaSystem, a cantora Daniela Mercury e o cantor Moraes Moreira já estão confirmados no carnaval.

BaianaSystem faz show em trio sem cordas no sábado (25 de fevereiro), no pôr do sol da Praça Castro Alves, como também no último trio do circuito Barra-Ondina, na segunda-feira de folia.

Daniela Mercury sai sem cordas em dois dias. No dia 24 de fevereiro (sexta), no circuito Barra-Ondina, e no dia 28 de fevereiro (terça), no Campo Grande. Já o cantor Moraes Moreira irá comandar a pipoca no dia 26 de fevereiro (domingo), no circuito Dodô.

O prefeito disse que as demais atrações serão anunciadas em uma outra coletiva à imprensa, que deve ocorrer em data mais aproximada do carnaval. "No carnaval 2017 vamos bater o recorde da quantidade de atrações sem cordas que vão desfilar em nossa cidade, sendo que já temos 300 atrações confirmadas, lembrando que sejam aquelas atrações diretamente patrocinadas pela prefeitura, pelo governo do estado ou mesmo pela iniciativa privada, todas elas se somam para fazer essa grande festa nas ruas de Salvador", afirma ACM Neto.

Abertura do carnaval

Já a festa de abertura do carnaval 2017 em Salvador, que será realizada em 22 de fevereiro, na Praça Municipal, contará com show de Bell Marques. A festa foi batizada de "Baile Municipal de Abertura do Carnaval", e terá como tema os antigos carnavais.

Segundo a prefeitura, antes do show de Bell Marques, um grande cortejo irá sair do Terreiro de Jesus em direção à Praça Municipal, com baianas e uma série de bandas e grupos como Olodum, Didá, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, Muzenza, Os Mutantes, Saku Xeio e Pai Burokô.

Na Praça Municipal, as bandas encontram uma orquestra formada por 40 músicos e comandada por quatro maestros: Sérgio Benutti, Fred Dantas, Paulo Primo e Zeca Freitas.

Na ocasião, será feita uma homenagem ao artista plástico Mestre Didi (Deoscóredes Maximiliano dos Santos), que completaria 100 anos em 2017. Após a entrega das chaves ao Rei Momo, o cantor Bell Marques se apresentará pela primeira vez no local com sucessos que marcaram a carreira e o Carnaval de Salvador.

Pré-carnaval

Antes da abertura oficial da folia baiana, duas festas de pré-carnaval ocorrem no Circuito Orlando Tapajós, entre o Clube Espanhol e o largo do Farol da Barra, no contrafluxo do Circuito Dodô (Barra/Ondina).

As festas são conhecidas como "Fuzuê" e "Furdunço". A primeira ocorre no dia 18 de fevereiro (sábado). Serão 21 atrações com bandas de sopro, percussão e batucada. O evento irá homenagear o designer Pedrinho da Rocha, conhecido por ser o criador do abadá.

O segunda dia do pré-carnaval, no dia 19 de fevereiro (domingo), será com o Furdunço, com 34 atrações já confirmadas que também irão percorrer o circuito Orlando Tapajós. Léo Santana está entre os nomes que se apresentam no Furdunço. A lista completa não foi divulgada.

Bairros e Palcos Temáticos

Além do pré-carnaval e dos circuitos tradicionais da folia, 10 locais diferentes da cidade terão palcos. São eles: Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Liberdade, Boca do Rio, Plataforma, Centro Histórico (Praça da Cruz Caída) e nas ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e dos Frades. As atrações destes bairros ainda não foram divulgadas.

Os palcos temáticos também estão na programação do carnaval. De casa nova em 2017, o Palco do Rock será realizado na Praça Wilson Lins, na Pituba, a partir das 19h. O Palco Multicultural será montado novamente no Terreiro de Jesus para receber bandas de hip hop, reggae, arrocha e demais estilos musicais, a partir das 18h. O Terreiro do Samba irá ficar na Praça da Cruz Caída, com atrações a partir das 19h.

Os espaços temáticos também marcam presença na folia em Salvador em quatro locais. A Vila Infantil vai trazer atividades para os pequenos novamente na Praça 2 de Julho (Campo Grande). As Vilas Gastronômicas estarão localizadas ao lado do Farol e na Rua Airosa Galvão, ambas na Barra, e na Rua Nossa Senhora de Fátima, em Ondina.

O Beco das Cores, na esquina da Rua Dias D’Ávila com a Avenida Oceânica, na Barra, vai trazer DJ’s ao local conhecido pela diversidade. As apresentações acontecerão nos intervalos da passagem dos blocos, das 19h à 0h. No dia 27, a Praça Castro Alves contará com o Desfile de Fantasia de Luxo e Originalidade, a partir das 19h.

Fonte:G1.Globo

 

 


Tags:  shows-durante-carnaval-2017


Posts Relacionados


Deixe seu comentário:

=