Exposição em Juiz de Fora relembra fantasias de carnaval .

Publicado em Geral, por Redação em 30/01/2017


Réplicas de trajes dos foliões que passavam pelos clubes estão na mostra. A entrada é gratuita; mostra ocorre até o dia 3 de março.


 

Celebrando o carnaval, o Museu de Cultura Popular do Forum da Cultura, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), exibe a mostra "Fantasias de Carnaval". Relembrando os trajes carnavalescos utilizados por foliões, a exposição pode ser visitada até dia 3 de março, de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 18h. A entrada é gratuita.

De acordo como curador do local, José Luiz Ribeiro, foi feito um resgate das fantasias.No século XX, o Brasil trouxe as referências do carnaval de Veneza com os bailes de máscaras. Foi a partir da colônia italiana e depois se tornaram tradição pelos clubes municipais. Quatro de nossas réplicas resgatam essas fantasias, disse Ribeiro.

Os anos de 1950 deslumbraram o Brasil com os concursos de fantasia do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e do Teatro Glória. A televisão, ainda em preto e branco, mostrava fantasias luxuosas e bem elaboradas usadas por foliões que se tornaram famosos. A mostra faz um mergulho no tempo e resgata um pouco da história do Carnaval por meio de réplicas de trajes que frequentaram clubes juiz-foranos. A mostra tem 24 peças, confeccionadas em diversos tipos de materiais.

Tudo isso pode ser visto na mostra. Fizemos um mergulho nos bailes dos clubes juiz-foranos.  A partir dessas referências, o carnaval de hoje foi criado, com grandes desfiles das escolas de samba e o resgate das marchinhas que fazem parte da música brasileira, complementou José Luiz Ribeiro.

Fonte G1.Globo


Tags:  fantasias-de-carnaval


Posts Relacionados


Deixe seu comentário:

=