Publicado por Almir em Carnaval de São Paulo | 15/11/2016 às 18:59:29

Escola de Samba Imperador do Ipiranga

Localizada na região da maior favela paulistana: comunidade de Heliópolis, a Imperador do Ipiranga tem este nome por causa de Dom Pedro I, que declarou a Independência do Brasil em relação a Portugal no local que é hoje o Bairro do Ipiranga.

Fundada em 1968 por moradores da Vila Carioca e da Vila Independência, a Imperador permaneceu por muito tempo como um departamento da Sociedade Amigos das Vilas, mas tempos depois se separou, com estatuto próprio. Seu fundador, o advogado Laerte Toporcov, embora com posição contrária dos dirigentes mais idosos, tinha como objetivo dar lazer às crianças pobres da favela que existia na Rua Campante e chamar a atenção das autoridades para as terríveis enchentes no bairro. Na primeira apresentação da escola, tiveram a ideia de fazer um desfile carnavalesco de protesto com carros alegóricos imitando barcos. A idéia deu certo e o desfile foi um sucesso, com muitos carros alegóricos e a participação de várias crianças pelas ruas da região.

A primeira reunião com alguns sambistas da Vila foi realizada na sede do E.C. Cruzeiro do Sul, que estava localizado à Rua Auri Verde quase esquina da Rua Aida. Para a segunda reunião Laerte convidou algumas pessoas que já concordavam com a ideia da escola de samba para um encontro na casa do Sr. Chaves (pai do cantor Erlon Chaves) porém só umas cinco pessoas participaram e com elas é que se definiu uma diretória provisória.

Não foi fácil convencer as pessoas sobre a escola de samba pois o conceito de sambistas era muito ruim na década de 60. Os primeiros batuqueiros eram "trazidos" pelo Osmar, cunhado do Laerte, lá da Vila Formosa para ensinar a moçada do "pedaço".

A Imperador do Ipiranga desfilou pela primeira vez em 1969. Em 1970, a bateria era composta pela criançada da Favela do Macuco. Naquele ano Toporcov ganhou um aliado: o clínico geral Raul Absanra, que cuidava da saúde dos moradores do bairro.

O maior Carnaval apresentado pela Imperador foi em 1972 com o enredo "Brincando na Passarela do Samba", um tema que mostrava os brinquedos de criança e que resultou em 98 pontos em um total de 100, fazendo a Imperador passar para o Grupo I, das maiores e melhores escolas de samba de São Paulo.

Em 1998, a Imperador ingressa novamente ao Grupo Especial do Carnaval Paulistano, conquistando o título de Vice-Campeã do Grupo I.

Uma curiosidade em sua história, ocorreu no carnaval de 1976, quando o jurado de Comissão de Frente esqueceu-se de dar a nota à escola, que acabou perdendo o título do Grupo 3.

Habitualmente sem contar com grandes patrocínios, a Imperador vivia oscilando entre o Grupo Especial e o Grupo 1. A garra da sua comunidade é marca sempre presente nos desfiles da escola.

Fonte: Liga SP

Carnaval 2017



S.E.S. IMPERADOR DO IPIRANGA
Presidente: Eduardo Lukas

Endereço: Av. Carioca, 99, Vila Carioca, São Paulo, Brasil
Telefone: 2219-1053
Site: www.imperadordoipiranga.com.br

 


Tags: imperador-do-impiranga


Deixe seu Comentário:

=